Atualmente é comum ver homens usando barba cheias, volumosas, mais ralas, bem desenhadas. Não importa o jeito, a barba está em alta, emoldurando o rosto masculino.
No entanto, esse alto número de homens com barba nem sempre foi um padrão. Pode-se dizer que a moda da barba voltou há uns 5, 6 anos, aproximadamente.
De lá para cá, a barba foi ganhando formas, volumes e desenhos diferentes. Há até quem diga que ela é a “maquiagem do homem”.
Para os homens que desejam entrar na moda, mas possuem poucos ou nenhum pelo facial, uma ótima opção é o transplante de barba.
O procedimento ajuda a melhorar a autoestima, pois com ele é possível corrigir falhas, deixar a barba mais densa e até encobrir cicatrizes na área.
Veja abaixo como funciona o processo de transplante!
Como funciona o transplante de barba?
A técnica de transplante de barba é parecida com a do transplante capilar, usando pelos da região da nuca e submandibular da própria barba do paciente.
A forma menos invasiva é a Follicular Unit Extraction (FUE), em português, Extração de Unidades Foliculares.
Na FUE é feita a extração das unidades foliculares uma a uma para coletar as raízes dos pelos.
Para isso, o cirurgião utiliza uma ferramenta cilíndrica chamada Punch, que faz micropunturas na pele, retirando “fio por fio” deixando apenas microcicatrizes praticamente imperceptíveis.
Assim, não é preciso fazer cortes ou suturas, deixando o pós-operatório mais fácil.
É possível fazer o transplante em todas as áreas do rosto: barba, cavanhaque, costeletas e bigode.
A cirurgia dura de 3 a 4 horas. Em pacientes com ausência total de pelos na barba. É necessário realizar uma segunda sessão.
Quem pode fazer transplante de barba?
O transplante de barba é indicado para homens que têm pouca barba e querem deixá-la mais cheia e volumosa; quem não tem nenhum pelo facial; homens que passaram por cirurgias ou sofreram acidentes e têm cicatrizes no local da barba.
A cirurgia costuma ser contraindicada em homens que possuem alguma doença de pele na área que será tratada.
Para o transplante de barba ser eficaz, o homem precisa ter boa saúde e área capilar suficiente para a retirada dos fios que serão implantados.
O transplante de barba dói?
O procedimento é bem tranquilo, com aplicação de anestesia no local.
Depois da extração das unidades foliculares, são realizadas pequenas aberturas nas regiões da barba que receberão o transplante, onde são colocados os enxertos, garantindo uma correção perfeita da barba.
A recuperação da cirurgia é rápida e a pessoa pode voltar a trabalhar depois de 48 horas.
O paciente precisa evitar a exposição solar por pelo menos um mês e as atividades físicas por duas semanas, mesmo período para voltar a usar o barbeador.
Transplante de barba
O procedimento é definitivo, já que os pelos crescem normalmente e o resultado já é percebido a partir do terceiro mês. Em um ano, o resultado está completo.
Para deixar sua barba cheia e volumosa, sem falhas, consulte o Dr. Gustavo Pádua, cirurgião-plástico Membro Internacional da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS) e Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).