Fazer transplante de pelos corporais para usar na cirurgia de transplante capilar é uma das opções para pacientes com calvície severa.
Mas, o que é transplante de pelos corporais?
Normalmente, para realizar a cirurgia de calvície, os fios são retirados do próprio couro cabeludo do paciente, usando a técnica FUE (Follicular Unit Extraction), em português, Extração de Unidades Foliculares.
Essa técnica consegue os fios da área doadora para o transplante capilar removendo fio a fio, sem precisar de incisão, o que não deixa a cicatriz linear de outros procedimentos.
O problema é quando a calvície é muito severa e não há fios suficientes para completar a área calva. O recurso utilizado para suprir essa falta de fios é retirar pelos de outras partes do corpo, ou seja, o transplante de pelos corporais, como você verá abaixo.
Partes do corpo usadas para a retirada de pelos
Quando a calvície é severa e não há cabelo suficiente para fazer a retirada de fios, o recurso é usar pelos de outras partes do corpo.
O mais comum é usar os pelos da barba, porque o fio é mais semelhante ao do cabelo em relação ao ciclo e ao crescimento.
Alguns pacientes ficam com medo de fazer a retirada de fios da barba, com receio de perder o volume.
A quantidade de fios necessários da barba depende da severidade da calvície e da quantidade de fios disponíveis no couro cabeludo para fazer a retirada.
Se a calvície for severa e existir poucos fios, será preciso usar mais pelos da barba. Com isso, é possível que ela perca volume.
No entanto, se for uma quantidade pequena, a retirada não será notada, já que pode ser feita de um jeito aleatório, mais randomizado, tirando fios de áreas diferentes.
Caso o paciente também não tenha pelos suficientes na barba, é possível retirar pelos do tórax, do pescoço, do braço ou da perna.
A faixa de pelos no pescoço é uma saída interessante, já que o paciente pode até não gostar de ter fios nessa área e até preferir retirar os fios de lá para usar no transplante capilar.
Transplante de pelos corporais para cirurgia de calvície
Se você quer fazer a cirurgia de calvície mas acha que não tem pelos suficientes no couro cabeludo para realizar o transplante, entre em contato com o Dr. Gustavo Pádua, cirurgião-plástico Membro Internacional da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS) e Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).
Com técnicas avançadas e tecnologia de ponta em seu consultório, ele vai te orientar como poderá ser feito o transplante e de que áreas os fios serão retirados.