O tempo passa e cobra o seu preço no nosso corpo, rosto, pele. As marcas de uma vida são inevitáveis. Ficamos mais flácidos, com rugas, marcas de expressão. A boa notícia é que tudo isso pode ser reparado.
Com o avanço da tecnologia na cirurgia plástica, técnicas como o lifting de face e pescoço, também conhecida como face lifting, ritidoplastia, facelift, plástica facial ou ritidectomia, estão entre as mais realizadas no Brasil.
Continue lendo para saber como o lifting de face e pescoço pte deixará com um rosto mais jovem.
O que é lifting?
Para começar, vamos explicar o que é lifting.
Lifting é um termo derivado da palavra em inglês “lift”, que significa levantar, usada para referir-se a procedimentos de reposicionamento dos tecidos.
O que é face lifting?
Portanto, o face lifting ou lifting de face e pescoço é o procedimento cirúrgico para levantar os tecidos do rosto e do pescoço para eliminar a flacidez e o excesso de pele.
A técnica funciona para reduzir os sinais de envelhecimento no rosto e no pescoço. Confira abaixo mais benefícios do face lifting:
- Reduz vincos profundos abaixo das pálpebras e ao longo do nariz que se estendem até o canto da boca;
- Elimina a gordura que tenha baixado ou deslocado;
- Reduz a papada;
- Tira a pele frouxa e o excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula;
- Reduz marcas de expressão, rugas profundas e dobras;
- Reduz a pele flácida e caída sobre os olhos, as bochechas ou o pescoço.
Resumindo, o lifting de face e pescoço deixa o rosto com um aspecto mais jovem e bonito; e o pescoço com menos gordura e liso.
Como funciona o lifting de face e pescoço?
O lifting de face e pescoço é realizado sob anestesia geral e a cirurgia demora de 4 a 5 horas.
A técnica consiste na incisão (corte com bisturi) na região temporal, em frente ao cabelo, descendo até a parte mais baixa da orelha e continuando atrás dela.
Depois de retirar o excesso de pele, a pele restante é puxada para cima e para trás para dar o melhor contorno possível e a aparência mais jovem ao rosto e ao pescoço..
A cirurgia deixa cicatriz, mas ela fica menos evidente e mais natural com o tempo.
Lifting de face e pescoço pós-operatório
É possível ter alta e voltar para casa depois de 24 ou 48 horas após o procedimento.
Depois de uma semana já é possível usar maquiagem e cremes.
Para voltar ao trabalho, o tempo estipulado é geralmente de 15 a 20 dias. Dependendo do inchaço e das nódoas negras, pode-se demorar um pouco mais.
Os efeitos adversos mais frequentes do pós-operatório são a equimose (nódoa negra), que desaparece entre 2 e 3 semanas, e o edema (“inchaço”), que vai melhorando nas primeiras 4 semanas.
Pode acontecer também a sensação de dormência, que também melhora progressivamente entre 2 e 4 semanas.
Cuidados após o face lifting
É recomendado usar a faixa facial compressiva por 1 a 2 meses para evitar o inchaço e as nódoas negras. A utilização precisa ser contínua nas 2 primeiras semanas.
É bom também fazer a drenagem linfática manual para acelerar a recuperação, reduzir a fibrose o edema e melhorar o conforto.
Resultados do lifting de face e pescoço
Confira o resultado do lifting de face e pescoço, observando a redução da flacidez e das rugas no rosto, além da melhoria e da suavização nos contornos da face, dando um ar mais jovem e relaxado.
O resultado final será visível de 4 a 6 semanas depois da cirurgia, quando o rosto estiver totalmente desinchado, sem nódoas negras e a pele já tiver adquirido sua tonicidade habitual.
Qual a idade indicada para fazer o lifting facial?
Não existe idade certa para fazer o lifting facial. Porém, é aconselhável ter áreas flácidas no rosto e no pescoço para realizar a cirurgia.
Alguns exemplos são pessoas que tiveram uma grande perda de peso ou fizeram a cirurgia bariátrica. Elas podem ter flacidez grave no rosto e a aparência envelhecida. Em casos assim, o lifting de face e pescoço é indicado para eliminar o excesso de pele e dar um rejuvenescimento facial.
Clínica Pádua
Para realizar o procedimento de lifting de face e pescoço, a Clínica Pádua tem à sua disposição os cirurgiões-plásticos, Dr. Gustavo Pádua, Membro Internacional da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS) e Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), e a Dra. Lais Nagai, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2021 e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar.
Entre em contato pelo site e marque uma consulta.